PT EN FR

Bispos em Seminário sobre Negociação e Mediação

Com vista a reforçar a capacidade dos Bispos em matéria de Negociação/Mediação, a Comissão Justiça, Paz e Desenvolvimento do SECAM (JPDC/SECAM) organizou um seminário em Kampala, Uganda. O seminário destinado aos Bispos de África, decorreu de 16 a 19 de julho de 2019 e contou com a presença de Bispos de três das oito Regiões do SECAM.

Bispos SeminárioMinistrado num sistema de teoria e prática, teve como facilitador o doutor Thomas Fiutak, professor da Universidade de Minnesota-Twin Cities, nos Estados Unidos da América. É membro fundador dos Mediadores e Negociadores sem Fronteiras. Durante alguns anos iniciou e dirigiu o Centro de Conflitos e Mudanças, que coordenou pesquisas nas áreas de negociação, modelos de mediação e sistemas de gestão de conflitos.
O evento é uma resposta a um pedido feito a algum tempo atrás pela Assembleia Geral do SECAM no sentido de se constituir um grupo de bispos capazes de intervir em situações de conflito no continente.
Este inscreve-se ainda no plano de acção da Comissão Justiça, Paz e Desenvolvimento cujo objectivo é “Melhorar a influencia da Igreja em África nos processos Políticos e de Desenvolvimento”.
Do plano da JPDC/SECAM consta um acompanhamento deste grupo de Bispos seminariados, com estudo de casos, recolha de casos bem-sucedidos a nível local, bem como a organização de encontros conjuntos com equipas de negociadores existentes no continente.
A Comissão acredita estar a dar um passo em frente na direção dos objectivos traçados para os três anos que se seguem.
Entre os assuntos que a JPDC/SECAM trabalha, estão a Usurpação de Terras, Alterações Climáticas, Migração e Tráfico de Humanos. Entre estes, a questão da terra e a das migrações, têm gerado conflitos internos que na maioria das vezes carecem de uma mediação para que não se agigantem.
Os constantes conflitos pós-eleitorais que quase sempre põe em risco a paz, a governação e a estabilidade económica e social dos países em África, são também uma prioridade quer para os Bispos de África, quer para a Comissão Justiça, Paz e Desenvolvimento.


New secam logo png

© 2017  jpdc.secam . All Rights Reserved. Designed By SAJENA