PT EN FR

CAMINHAR NA ROTA DA MIGRAÇÃO

Uma visita à Região CERNA, mais concretamente ao Marrocos, colocou a JPDC/SECAM mais uma vez na rota da migração em África. O facto aconteceu no passado mês de Outubro e permitiu ter um contacto directo quer com o trabalho que a Igreja local faz, bem como com os desafios que ela enfrenta.

Visita MarrocosA delegação da JPDC/SECAM composta pelo 2º Vice-presidente do SECAM, pelo presidente da IMBISA e por membros do Grupo de trabalho para questões da migração, teve encontros com os Bispos de Rabat e de Tangier. Desses encontros saíram sugestões para acções conjuntas com vista a buscar respostas práticas para a situação da migração no continente.
Os delegados tiveram contacto também com os jovens migrantes que a custo procuram chegar à Europa, quer cruzando o mediterrâneo quer saltando barreiras para chegar à Espanha. Ouvir as histórias e peripécias pelas quais passaram até chegar onde eles se encontram hoje, tomou parte do tempo dos membros da delegação.

Apesar das dificuldades em que “vivem”, os jovens mostraram-se felizes pela presença do grupo de visitantes, pois diziam eles «É a primeira vez que vemos pessoas que vêm nos ver, ouvir a nossa versão da história e se que interessam pela nossa situação. E o melhor de tudo é que são Africanos.»  

Nos rostos, é possível ver a realidade em que se encontram: a miséria da pobreza "impensável e humanamente inaceitável" da qual eles fogem por um lado, e um bloqueio humano e político contra luta que travam para encontrar uma solução, por outro.
Os jovens migrantes pediram aos bispos que fossem porta-vozes de todos os jovens que estão nessa aventura, junto dos seus governos e líderes, levando o clamor deles por boa governação, respeito pela lei e por uma distribuição equitativa dos recursos dos países. Um compromisso assumido pelos membros da delegação.
É de louvar a resposta real e prática que está a ser dada pela Igreja no Marrocos. Nela existe um desafio a abrir os olhos para a realidade, ao mesmo tempo que convida à meditar na parábola do Bom Samaritano, o homem que parou para salvar a vida do pobre homem espancado por salteadores.

© 2017  jpdc.secam . All Rights Reserved. Designed By SAJENA

 

Please publish modules in offcanvas position.