PT EN FR

COMISSÕES DE JUSTIÇA E PAZ DE ÁFRICA EM CONGRESSO

O congresso decorreu no Cairo, capital do Egipto de 25 de março a 1 de Abril deste ano. O tema escolhido foi: "A Igreja na África a serviço da criação, da justiça social e da promoção do bem comum".
Estiveram presentes seis da oito Regiões do SECAM – Simpósio da Conferências Episcopais de África e Madagáscar -, nomeadamente AHCE, região anfitriã, AMECEA, ACEAC, ACERAC, IMBISA e RECOWA. Para além das Comissões Justiça e Paz dessas regiões, o evento contou com a presença de representantes dos Grupos de Trabalho, da Plataforma “Our Land is Our Life” e representantes da Rede REBAC.

Durante o evento, os participantes partilharam experiências vividas e boas práticas conseguidas nos seus esforços de enfrentar os diferentes males como consequência de má governança, corrupção, migração ilegal e tráfico de pessoas, bem como males relacionados a Usurpação de terras e degradação ambiental. Muitos desses males, constataram os participantes, provêm de políticas sociais pouco claras e da continua instabilidade política que ainda se vive um pouco por todo o continente africano.
A cerimónia de abertura aconteceu na manhã de 27 de Março e contou com a presença de Sua Excelência Dom Cricor Augustin, o Bispo de Alexandria e Jerusalém. Dom Cricor Augustin, bispo do rito Arménio, veio em representação da AHCE - Assembleia da Hierarquia Católica do Egipto.
Depois da cerimónia de abertura, os trinta e oito delegados do Congresso liderados por seis bispos fizeram duas visitas de cortesia: uma à Sua Excelência O Grande Imã de Al-Azhar Dr. Ahmed AT-TAYYB, Presidente do Conselho Muçulmano dos Anciãos e outra à Sua Santidade o Papa Tawdraus III Patriarca de Alexandria, Igreja Ortodoxa Copta.
O encontro com o Grande Imame centrou-se no contínuo fortalecimento do diálogo inter-religioso e do trabalho colaborativo entre a Igreja Católica e a comunidade muçulmana do Egipto. Já no encontro com Sua Santidade, o Papa reiterou a iniciativa colaborativa ecumênica que está em andamento entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Copta. O Papa Tawadraus III, apresentou ainda aos participantes ao congresso aquilo que no seu entender são os passos do percurso para a unidade dos cristãos.
Os trabalhos tiveram a duração de quatro dias, e encerraram com uma celebração eucarística no Rito Arménio. Foi nessa celebração que os participantes, celebraram o Jubileu do Migrante, do Refugiado e dos Deslocados Internos.
O último congresso da Comissão da Justiça e Paz, tinha acontecido em Março de 2015, na cidade de Windhoek, Namibia. Esse Congresso teve como tema: “Justiça e Paz, ao serviço da Reconciliação e Desenvolvimento Integral em África”.


Cairo 11

Cairo 22

Cairo 33
© 2017  jpdc.secam . All Rights Reserved. Designed By SAJENA