PT EN FR

Assembleia Plenária do SECAM em Kampala: De regresso às fontes

Os trabalhos começaram hoje dia 22 de Julho de 2019 no Sepeke Resort Munyonyo em Kampala, Uganda. Estão presentes Cardeais, Arcebispos, Bispos, Sacerdotes. Religiosas e Religiosos, Leigos e convidados vindos da Europa e América.

SECAM PlenáriaA primeira parte é dedicada ao estudo de temas que refletem o desejo dos Bispos de África em contribuir para o desenvolvimento do continente, através de uma evangelização integral e comprometida. A segunda parte que vai começar dentro de três dia, será dedicada a avaliação dos três anos de trabalho, bem como a apresentação e aprovação do plano estratégico 2020 – 2024.
Esta manhã, os participantes refletem sobre quatro temas. Igreja-Família de Deus em África, Celebra o teu Jubileu. Proclama Jesus Cristo teu Salvador, apresentado pela Irmã Teresa Okure, SHCJ; Evangelização ontem e hoje (a herança de Kampala): uma jornada pastoral histórica do SECAM, apresentado por Sua Eminência Robert Cardeal Sarah; Globalização e Desafios Ecológicos, a ser apresentado pelo Pe. José Luemba; Desafios Socio-Culturais, Políticos e Económicos, que é apresentado pelo Sr. Kizito Tenthani.
Depois das duas primeiras apresentações uma sessão de perguntas e respostas levou a tocar em questões que afectam hoje a Igreja em África. Foi possível fazer uma incursão pelos apelos que os três últimos Papas fazem à África. De recordar que África está neste ano também a marcar os 25 anos do Exortação Apostólica “Ecclesia in Africa”.
A tarde foi dedicada a trabalhos de grupo sobre o documento que se espera ser adoptado no último dia da Assembleia Plenária do SECAM. Um documento que aborda questões ligadas ao estado actual do continente e o como a Igreja pensa contribuir mais para ajudar a inverter a situação.
Está é a décima oitava Assembleia Plenária do SECAM e tem como tema: “Igreja-Família de Deus em África, celebra o Teu Jubileu! Proclama Jesus Cristo Teu Salvador”. A primeira teve lugar em Kampala, em 1969, outras tiveram lugar em outros países africanos e duas aconteceram em Roma. A última, a 17ª aconteceu em Luanda, Angola, e foi a única durante os cinquenta anos do SECAM a ter lugar num país lusófono. Esta teve a família, como tema central.


New secam logo png

© 2017  jpdc.secam . All Rights Reserved. Designed By SAJENA